<
Horário Atual em Cuiabá
123425
qua, 10 de Setembro

Lei de Katiuscia prevê adaptação de espaços públicos para pessoas com deficiência visual em Cuiabá

Lei de Katiuscia prevê adaptação de espaços públicos para pessoas com deficiência visual em Cuiabá

Da Assessoria – Vereadora Katiuscia Manteli

A vereadora Katiuscia Manteli (PSB), primeira secretária da Câmara Municipal de Cuiabá, teve mais uma conquista legislativa confirmada: foi promulgada a lei que determina a adaptação de sistemas de sinalização baseados exclusivamente em cores. A lei de autoria da parlamentar prevê alteração em hospitais, terminais de embarque e demais espaços públicos da capital.

A medida representa um avanço concreto na garantia de acessibilidade para pessoas com a deficiência na visão das cores, que frequentemente enfrentam barreiras invisíveis em ambientes onde a orientação depende exclusivamente de códigos de cores.&nbsp

Com a nova lei, esses sistemas deverão incorporar elementos complementares simples, como ícones, textos ou padrões gráficos que possibilitem a compreensão universal das direções e sinalizações, promovendo mais autonomia, segurança e inclusão.

“A acessibilidade vai além de rampas e elevadores. Ela precisa estar presente na forma como nos comunicamos com todos os cidadãos, inclusive com quem não enxerga as cores da mesma forma. Essa lei é sobre garantir o direito de ir e vir com dignidade”, destacou a vereadora Katiuscia.

Daltonismo e adaptação&nbsp

O daltonismo é uma deficiência visual que afeta a capacidade de distinguir algumas cores específicas — geralmente o vermelho, verde e/ou azul. Ele é causado por uma alteração nos cones da retina, que são células responsáveis pela percepção das cores.

Um exemplo de adaptação para pessoas com daltonismo é o metrô de São Paulo, no qual cada linha é identificada não apenas por uma cor, mas também por números e nomes (ex: Linha 1 – Azul), facilitando a leitura e a navegação para todos os usuários, inclusive os que têm daltonismo.&nbsp

Terceira lei efetivada no primeiro semestre

Com essa conquista, Katiuscia chega à sua terceira lei em vigor apenas no primeiro semestre de 2025. Desde que tomou posse em janeiro, ela apresentou 26 Projetos de Leis e Leis Complementares, com foco em áreas estratégicas como saúde, cultura, inclusão e direitos sociais.

As outras duas leis sancionadas recentemente são:

Política Municipal de Cuidados Paliativos – estabelece diretrizes para o atendimento humanizado de pacientes com doenças graves ou em fase terminal, fortalecendo a rede de saúde municipal.

Reconhecimento da Festa do Divino Espírito Santo – inclui no calendário oficial de Cuiabá a tradicional celebração religiosa da Catedral Basílica, valorizando a cultura e a identidade cuiabana.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT


source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima