<
Horário Atual em Cuiabá
123425
qua, 10 de Setembro

Ranalli defende redução da maioridade penal durante visita de alunos do IFMT

Ranalli defende redução da maioridade penal durante visita de alunos do IFMT

Antoniel Pontes – Assessoria do vereador Rafael Ranalli

O vereador Rafael Ranalli (PL) recebeu em seu gabinete duas turmas do 2º ano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Coronel Octayde Jorge da Silva, que estão desenvolvendo um trabalho escolar sobre a redução da maioridade penal para 16 anos, políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência juvenil e o sistema de cotas.

Durante a conversa, Ranalli defendeu que o Brasil precisa amadurecer o debate sobre a responsabilização penal de adolescentes, especialmente nos casos de crimes graves. Segundo ele, o atual sistema socioeducativo é frágil e não oferece respostas eficazes nem para os jovens, nem para a sociedade.

“A gente vê muitos traficantes usando menores de 16 a 18 anos porque sabem que a legislação não permite uma responsabilização real. Isso precisa mudar”, afirmou.

O vereador ressaltou que, embora reconheça a inteligência e capacidade dos jovens, considera que a legislação precisa acompanhar a realidade.

“Muitas vezes o jovem tem consciência do que está fazendo. Em outros países, como alguns estados norte-americanos, o que determina a responsabilização é a gravidade do crime, não só a idade”, destacou.

Aos alunos, Ranalli também compartilhou sua preocupação com o aumento da gravidez precoce, que, segundo ele, está associada à falta de orientação e à ausência de políticas públicas mais estruturadas. Ele mencionou um projeto de sua autoria voltado à conscientização em postos de saúde e escolas sobre os riscos da gestação na adolescência.

“Não se trata apenas de distribuir preservativos. É preciso garantir acesso a métodos contraceptivos mais eficazes, como o DIU e implantes hormonais, principalmente para meninas em situação de vulnerabilidade”, explicou.

Ao comentar a cultura digital atual, o parlamentar afirmou que há um estímulo precoce à sexualização, especialmente por meio das redes sociais, o que, em sua visão, dificulta a formação de consciência sobre as responsabilidades da vida adulta.

“A gente precisa ajudar esses jovens a entenderem que há tempo para tudo. Primeiro é preciso investir em educação, depois vem o tempo da diversão”, aconselhou.

Ranalli também compartilhou experiências pessoais com os estudantes e defendeu mais investimentos em educação, esporte e ações preventivas para reduzir a violência e oferecer novas perspectivas à juventude.

“O enfrentamento da violência não deve ser apenas repressivo. Precisamos construir caminhos para que o jovem tenha outras opções. É assim que se transforma a sociedade”, concluiu.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT


source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima