<
Horário Atual em Cuiabá
123425
qua, 10 de Setembro

Projeto “Nos Limites da Natureza” aproxima jovens dos biomas de MT com tecnologia imersiva

Projeto “Nos Limites da Natureza” aproxima jovens dos biomas de MT com tecnologia imersiva

O Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá, recebeu na segunda-feira (11) alunos e professores de mais de 15 escolas da rede pública estadual para o lançamento do projeto inédito “Nos Limites da Natureza”. A iniciativa, idealizada pela Associação Angeli, conta com emenda parlamentar de R$ 1,5 milhão destinada pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

“É uma experiência bacana, para que as novas gerações tenham amor e respeito com a natureza. E para isso, é preciso conhecer. Então, essa emenda parlamentar, ela tem essa função didática e pedagógica, em fazer uma imersão – naquilo que chamamos – nos limites da natureza, para que eles possam pela primeira vez, ver de perto os animais, os peixes, as aves, as belezas do Cerrado, das nascentes, das corredeiras e das cachoeiras. A imponência da Amazônia e a diversidade e as maravilhas do Pantanal. Esse é um produto novo e, eu espero que possa ser a iniciação de uma paixão das novas gerações mato-grossenses e conscientização ambiental”, disse o parlamentar.

De acordo com o presidente da Associação Angeli, Andres Leal, o projeto é inovador no Brasil por unir inclusão tecnológica, social, cultural e científica voltada ao público jovem. “Para aqueles que ainda não tiveram contato direto com os biomas de Mato Grosso, a proposta permite essa aproximação por meio de óculos de Realidade Virtual (RV) Meta Quest 2, que revelam as grandiosidades e vulnerabilidades da natureza com imagens captadas em 360°, sons ambientes reais e trilhas sonoras sensoriais. Se não podemos levar todos os alunos aos biomas, trazemos os biomas até eles”, destacou.

A estrutura do projeto é itinerante, com um ônibus equipado como laboratório móvel de educação ambiental, permitindo que os estudantes vivenciem a experiência imersiva e desenvolvam um senso crítico sobre preservação, sustentabilidade e riscos de colapso ambiental. As imagens foram registradas com câmeras 360° de alta tecnologia, drones especiais e equipe técnica qualificada, garantindo cerca de 10 minutos de experiência sensorial.

A ação une ciência, arte, tecnologia e educação para estimular a conscientização ambiental. A expectativa é atender mais de 10 mil estudantes da rede estadual de ensino em Cuiabá e Várzea Grande. As atividades começaram nesta terça-feira (12), na Escola Estadual Professor Ulisses Cuiabano, e seguem até 30 de setembro. Em outubro e novembro, as demais escolas municipais também serão contempladas.

Fonte: ALMT – MT


source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima