Chico Guarnieri discute criação de Consórcio Intermunicipal de Tecnologia e Inovação em Barra do Bugres e Nova Olímpia

Chico Guarnieri discute criação de Consórcio Intermunicipal de Tecnologia e Inovação em Barra do Bugres e Nova Olímpia

Nesta quinta-feira (11), o deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) levará para Barra do Bugres e Nova Olímpia uma reunião da Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação. O encontro discutirá a possibilidade de criação de um consórcio intermunicipal de Tecnologia e Inovação.

A primeira reunião será em Barra do Bugres, no campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a partir das 10h30. Já em Nova Olímpia, o encontro será realizado na Câmara Municipal, às 15h e, além dos integrantes da gestão municipal e vereadores das cidades anfitriãs, foram convidados representantes de Porto Estrela, Alto Paraguai, Diamantino, Denise e Arenápolis.

A proposta, conforme o deputado estadual Chico Guarnieri, coordenador da Frente Parlamentar, é discutir com os municípios a possibilidade de criação do consórcio intermunicipal. Segundo o parlamentar, com cada município caminhando por si só, aparecem alguns desafios, como por exemplo: a desintegração, com as secretarias com sobreposição de dados; equipes precisando de atualização sobre o tema, entre outros.

“Já temos consórcios intermunicipais em outras áreas no nosso estado, como na Saúde; são 16 consórcios que englobam 137 municípios; no Desenvolvimento Econômico e Socioambiental são 14. Isso demonstra que a cooperação regional é uma ferramenta eficiente para otimizar recursos, ampliar resultados e garantir soluções que, isoladamente, seriam inviáveis para muitos municípios”, argumenta o deputado.

Chico Guarnieri reforça que, no campo da tecnologia e da inovação, um consórcio intermunicipal pode impulsionar a transformação digital das gestões públicas, fomentar ecossistemas de startups, aproximar universidades, institutos de pesquisa e empresas, além de atrair investimentos.

“Assim, pequenos e médios municípios ganham acesso a projetos, infraestrutura e conhecimento que fortalecem a competitividade regional, promovendo inclusão, modernização e desenvolvimento sustentável. Dessa forma, o consórcio reúne municípios que se propõem a realizar ações de interesse comum, proporcionando melhores condições para a criação e aplicação de políticas públicas regionais”, complementa.

Fonte: ALMT – MT

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima