<
Horário Atual em Cuiabá
123425
qua, 10 de Setembro

Prefeitura de Cuiabá forma 770 crianças em curso de combate às drogas

Prefeitura de Cuiabá forma 770 crianças em curso de combate às drogas

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá promoveu, nos dias 11 e 12 de setembro, uma capacitação voltada para os profissionais da rede municipal sobre esporotricose, uma doença que tem registrado aumento de casos em humanos e animais no município. O evento acontece no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e reúne servidores da atenção primária, secundária, especializada, terciária e da vigilância em saúde.

A atividade é realizada pela Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, em parceria com o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), o Hospital Universitário Júlio Müller e a própria UFMT. O objetivo é fortalecer a rede municipal no diagnóstico, manejo e encaminhamento de casos, estabelecendo fluxos de atendimento tanto para pessoas quanto para animais.

De acordo com Weslen Santana Padilha, coordenador do CIEVS, a iniciativa surgiu diante do aumento expressivo de notificações.

“Essa capacitação está sendo realizada justamente para orientar e padronizar a rede. Tivemos nosso primeiro caso humano em 2023, importado de outro estado, e desde então a situação evoluiu. Em 2024, houve confirmações apenas em animais, e agora, em 2025, já registramos quatro casos confirmados em humanos residentes e cerca de 50 notificações em animais, com 18 confirmados até setembro. Nosso objetivo é mitigar a doença e evitar que ela se torne uma emergência em saúde pública”, explicou.

Além da atualização técnica, os servidores estão sendo orientados sobre o fluxo de encaminhamento de pacientes e animais suspeitos ou confirmados.

A coordenadora da Vigilância em Zoonoses, Alessandra Carvalho, destacou a importância da capacitação para o enfrentamento da doença no município.

“O conhecimento é fundamental para que os profissionais da rede consigam identificar e dar o devido encaminhamento aos casos. Quando a população se deparar com animais, especialmente gatos, com suspeita de esporotricose, pode acionar o Centro de Controle de Zoonoses. Uma equipe será encaminhada para avaliação e, a partir disso, serão tomadas todas as providências necessárias. Esse acionamento pode ser feito pelo telefone (65) 3318-6059, ou até mesmo de forma presencial”, orientou.

Situação em Cuiabá

Atualmente, o município contabiliza 17 casos notificados de esporotricose humana, sendo 11 em mulheres. Até setembro de 2025, houve 1 óbito confirmado em decorrência da doença.

Em relação aos animais, já são 50 notificações no município, com 18 casos confirmados e outros em investigação.
Com a capacitação, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá reforça o compromisso em preparar os profissionais para lidar com o aumento dos casos e garantir uma resposta ágil e organizada diante da realidade epidemiológica atual.

#PraCegoVer

A imagem mostra um auditório onde acontece uma capacitação. Algumas pessoas estão sentadas em cadeiras azuis, enquanto um servidor realiza a palestra e todos observam.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima