<
Horário Atual em Cuiabá
123425
qua, 10 de Setembro

Cuiabá passa por teste de alertas da Defesa Civil sobre situações de risco

Cuiabá passa por teste de alertas da Defesa Civil sobre situações de risco

A Defesa Civil Municipal de Cuiabá, em parceria com as Defesas Civis Estadual e Nacional e com apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), realizará no próximo sábado (27), às 14h, um evento-teste do sistema “Defesa Civil Alerta”. A ferramenta permitirá o envio de mensagens diretamente para celulares de moradores em áreas de risco, com avisos sobre chuvas intensas, alagamentos, enxurradas e outras situações de emergência.

Durante o teste, os telefones compatíveis irão emitir sons, vibração e toques automáticos, simulando um aviso real. O objetivo é orientar e tranquilizar a população, demonstrando como o sistema funcionará em casos de risco iminente. De acordo com o secretário-adjunto especial de Defesa Civil de Cuiabá, coronel BM Alessandro Borges Ferreira, a iniciativa representa um avanço importante para a segurança da cidade. “É um evento-teste, não há motivo para pânico. Queremos apenas demonstrar à população que, em situações de emergência, receberão avisos antecipados para agir com segurança, seja protegendo seus bens ou deixando o local de risco”, destacou.

A mensagem enviada será: “Defesa Civil: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência de Mato Grosso. Mais informações, consulte o site Defesa Civil Alerta”. O disparo contemplará Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco, mas poderá ser recebido também por moradores de cidades próximas, de acordo com a cobertura das operadoras. Todos os aparelhos conectados às redes 4G ou 5G, com sistema operacional Android a partir da versão 11 e iOS 17, receberão o aviso, sem necessidade de cadastro prévio. O alerta aparece na tela do celular sobreposto a outros aplicativos e vem acompanhado de sinal sonoro.

O sistema possui dois tipos de alerta: o extremo, considerado o mais crítico, é acompanhado de um som semelhante ao de uma sirene e indica urgência imediata, exigindo que a população adote medidas de proteção naquele exato momento; e o severo, que emite um sinal semelhante ao de recebimento de SMS, apontando urgência não imediata e dando mais tempo para a população se proteger. O teste em Mato Grosso utilizará o alerta extremo.

Em Cuiabá, a Defesa Civil Municipal atua de forma integrada com o Corpo de Bombeiros, responsável pelo atendimento emergencial por meio do telefone 193, e com a Secretaria de Assistência Social, que coordena o acolhimento às famílias atingidas por desastres. Segundo o coronel Alessandro Borges, a adoção do sistema é estratégica para reduzir impactos e salvar vidas. “Esse sistema dá às pessoas a chance de agir antes do pior acontecer. É informação antecipada, que pode evitar tragédias e reduzir danos em situações de desastre”, afirmou.

Além do novo sistema, a população pode se cadastrar para receber alertas por SMS, enviando o CEP de interesse para o número 40199, ou pelo WhatsApp, enviando o CEP para o número (61) 2034-4611 e informações nas redes sociais: https://www.instagram.com/defesa_civil_cuiabamt/.

#PraCegoVer

Imagem ilustrativa mostra uma pessoa segurando um celular exibindo uma mensagem de alerta.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima