<
Horário Atual em Cuiabá
123425
qua, 10 de Setembro

Projeto de lei propõe capacitação em manobras de desengasgo nas escolas públicas de Cuiabá

Projeto de lei propõe capacitação em manobras de desengasgo nas escolas públicas de Cuiabá

Oziane Rodrigues- Assessoria vereador T. Coronel Dias

O vereador Tenente-Coronel Dias (Cidadania) protocolou na Câmara Municipal de Cuiabá, nessa sexta-feira (07) um projeto de lei que propõe a criação do Programa Municipal de Incentivo à Inclusão de Cursos e Instruções sobre Manobras de Desengasgo na rede pública de ensino. A iniciativa tem como objetivo capacitar pais, responsáveis e educadores para prevenir e agir em situações de engasgo, especialmente envolvendo bebês e crianças pequenas.
O projeto prevê que os cursos e instruções sejam ministrados por profissionais qualificados em primeiros socorros, preferencialmente com experiência em pediatria e neonatologia. Além das aulas presenciais, poderão ser utilizados materiais audiovisuais para ampliar o alcance da capacitação.
Segundo o documento, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com órgãos de saúde e entidades públicas e privadas, poderá integrar o programa aos serviços de assistência materno-infantil, promover campanhas de conscientização e instalar placas informativas nas unidades escolares, com orientações básicas sobre procedimentos de desengasgo e contatos de emergência.
“O engasgo é uma das principais causas de morte acidental em crianças de até 4 anos no Brasil. Dados do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria apontam que muitos acidentes poderiam ser evitados com a aplicação correta das manobras de desobstrução, ressaltando a importância de treinar adultos que convivem com crianças. Por tudo isso essa é uma medida preventiva que pode salvar vidas e fortalecer a segurança no ambiente escolar”, afirmou o vereador.
O projeto agora seguirá para análise das comissões, votação e aprovação na Câmara Municipal para posterior sanção do prefeito da Capital.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima