<
Horário Atual em Cuiabá
123425
qua, 10 de Setembro

Assistência Social de Cuiabá coordena entrega de caixas d’água para famílias vulneráveis

Assistência Social de Cuiabá coordena entrega de caixas d’água para famílias vulneráveis

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alcançou um marco importante na rede de urgência e emergência da capital. Nesta terça-feira (12), as quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Verdão, Pascoal Ramos, Leblon e Morada do Ouro, registraram zero pacientes internados em salas de medicação por falta de leitos hospitalares, resultado de uma força-tarefa contínua realizada pela gestão municipal.

A ação, que integra os hospitais municipais, as UPAs e a Central de Regulação Estadual, tem como objetivo agilizar as transferências para enfermarias e UTIs, garantindo um atendimento mais ágil, seguro e humanizado aos cuiabanos. Somente na segunda-feira (10), foram realizadas 15 transferências para enfermarias – seis para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), seis para o Pronto-Socorro, uma para o Hospital Geral, uma para o Adulto Botelho e uma para o Hospital de Câncer,– além de cinco transferências para UTIs, sendo uma para o HMC, duas para o São Benedito, uma para a Santa Casa e uma para o Hospital HCAM.

“Estamos em uma força-tarefa constante para que nenhum paciente precise permanecer nas salas de medicação aguardando leito. Nosso foco é garantir conforto e qualidade no atendimento, mantendo o fluxo das unidades sempre eficiente”, destacou a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona.

Atualmente, cada UPA realiza, em média, 450 atendimentos diários, totalizando cerca de 1.800 atendimentos por dia nas quatro unidades. O monitoramento da ocupação hospitalar é feito de forma contínua, permitindo a rápida definição de prioridades e a reavaliação dos casos. Parte dos pacientes recebe alta com encaminhamento para acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), enquanto os demais são direcionados para internação hospitalar.

De acordo com o secretário-adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonça, as UPAs normalmente registram de dois a três pacientes internados, mas já houve períodos em que até 21 pessoas permaneceram nas unidades aguardando vaga hospitalar, cenário que foi revertido com a atuação integrada da rede municipal.

“Esse resultado é fruto de um trabalho contínuo e integrado entre todas as equipes da rede municipal de saúde. Temos reforçado o acompanhamento diário dos pacientes e intensificado a articulação com os hospitais para garantir que ninguém fique internado nas salas de medicação das UPAs. O objetivo é oferecer um atendimento cada vez mais resolutivo, humanizado e eficiente, assegurando o fluxo adequado entre as unidades e mais conforto para quem busca nossos serviços”, ressaltou Mendonça.

Além disso, nesta terça-feira (11), a Prefeitura de Cuiabá entregou a reconstrução do muro da UPA Leblon, que havia sido danificado por um forte vendaval ocorrido em abril deste ano, quando choveu cerca de 100 milímetros em poucas horas. O volume intenso de chuva provocou alagamentos e danos estruturais em diversos pontos da cidade, incluindo a unidade de saúde.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima