<
Horário Atual em Cuiabá
123425
qua, 10 de Setembro

ALMT ganha destaque nacional com primeira Câmara Setorial de Enfermagem do Brasil

ALMT ganha destaque nacional com primeira Câmara Setorial de Enfermagem do Brasil

O deputado Chico Guarnieri (PRD) integra a Câmara Setorial Temática (CST) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que vai debater os impactos do rebaixamento do reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) de Colíder. A mudança no nível do reservatório ocorreu por conta do rompimento de dutos do sistema da UHE, localizada no Rio Teles Pires.

A instalação da CST foi realizada nesta segunda-feira (15), em Cuiabá, na Assembleia Legislativa e põe no protagonismo o rebaixamento controlado do nível do reservatório da UHE de Colíder, iniciado em agosto de 2025. À época, a Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobras), empresa responsável pela usina, identificou problemas em quatro dos 70 drenos existentes no sistema.

“Isso causou uma vazão hídrica acima do normal e, assim, a empresa responsável decidiu reduzir o nível do reservatório, como medida protetiva. A Eletrobrás afirmou não haver risco de rompimento da barragem da hidrelétrica que abrange: Colíder, Nova Canaã do Norte, Cláudia e Itaúba, produzindo energia suficiente para abastecer aproximadamente 850 mil habitantes”, explica o deputado Chico Guarnieri.

Segundo ele, a ação de rebaixamento gerou muitos impactos ambientais como a mortandade de peixes em áreas ensecadas, o que influencia na segurança alimentar da população da região. Além disso, empreendimentos turísticos e pesqueiros também sofreram prejuízos com cancelamento de reservas e suspensão de eventos relacionados ao rio, que seriam realizados nesse período. Essas situações foram, inclusive, reconhecidas em uma vistoria feita pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT).

O deputado Chico Guarnieri afirma que é preciso compreender que os impactos desse rebaixamento vão muito além da questão técnica da usina para que a ALMT possa atuar assertivamente em prol da população afetada.

“É nosso dever, aqui na Câmara Setorial Temática, atuar de forma firme para buscar soluções que protejam esse patrimônio natural e garantam a sustentabilidade do setor turístico e econômico da região. Vamos cobrar medidas responsáveis, que preservem o meio ambiente, assegurem os direitos das comunidades e mantenham vivo esse potencial turístico que é fundamental para o desenvolvimento regional de Mato Grosso”, afirma.

Deliberações – Durante a reunião de instalação, a CST aprovou uma série de requerimentos solicitando informações a diferentes órgãos e instituições. Os pedidos têm como foco esclarecer os fatores técnicos, ambientais, econômicos e sociais relacionados à medida que afetou diretamente comunidades, trabalhadores e o meio ambiente no entorno do reservatório.

Composição da CST – A Câmara é presidida pelo deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos), tem o deputado Beto Dois a Um (PSB) como relator e a deputada Janaina Riva (MBD) como secretária. Os demais membros são: Faissal Calil (Cidadania), Gilberto Cattani (PL), Júlio Campos (União Brasil), e os prefeitos Rodrigo Luiz Benassi (PRD), de Colíder, Marcos Fernando Feldhaus (União), de Cláudia, Antônio Ferreira de Oliveira Neto (PSB), de Itaúba, e Vinicius Oliveira (União Brasil), de Nova Canaã do Norte.

Fonte: ALMT – MT


source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima