Adilson Belmiro, ele recomhece o empenho do deputado na luta pelo asfalto no bairro
Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS
Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS
Na manhã desta segunda-feira (1º), o deputado estadual Eduardo Botelho (União) vistoriou a finalização das obras de pavimentação asfáltica no bairro Osmar Cabral, em Cuiabá. Nesta etapa, as melhorias contemplam as ruas 14, 15, 16 e 17 da região.
A iniciativa do deputado Botelho contempla mais um bairro que soma-se a outros 12, com obras de asfaltamento executadas nos últimos anos na capital mato-grossense. A ação é fruto da Indicação nº 4992/2021, de autoria do parlamentar, e recebeu investimentos superiores a R$ 2,2 milhões, por meio de convênio firmado com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).
De acordo com o deputado, o asfaltamento era uma demanda antiga dos moradores, que há anos aguardavam por melhorias. “Venho lutando desde 2021. Encaminhei diversas indicações ao governo do estado, por meio da Sinfra, e agora conseguimos. Acabou a poeira, a lama. Enfim, mais qualidade de vida para os moradores e valorização do bairro”, destacou Botelho.
Para a aposentada Rosa de Jesus, de 73 anos, o asfalto representa a realização de um sonho. “Moro aqui há muitos anos, formei minha família neste bairro. Sempre gostei de viver aqui, mas a poeira e a lama eram um grande problema. A casa não parava limpa, vivíamos gripados. Agora tudo mudou”, afirmou.
O líder comunitário Adilson Belmiro reconheceu o empenho do parlamentar. “Acompanhei de perto as articulações do deputado Botelho. Ele sempre nos ouviu e levou a demanda ao governador Mauro Mendes, que atendeu nosso pedido. Foram várias reuniões e solicitações na Assembleia Legislativa. Agora, estamos todos satisfeitos”, declarou.
O encarregado da obra, Jefferson Camargo, ressaltou a qualidade da pavimentação. “Utilizamos o asfalto CBUQ, que é um Concreto Betuminoso Usinado a Quente, de excelente qualidade. A aplicação teve cinco centímetros de espessura. Mas o que garante durabilidade da obra são os serviços pré-asfaltamento, como: limpeza da área, terraplanagem, rebaixamento, base e sub-base. Aqui ficou excelente”, explicou.
A obra também trouxe benefícios para estudantes e servidores públicos da Escola Municipal Osmar José do Carmo Cabral. Como destacou a técnica de manutenção escolar, Maria Constância, relatando as melhorias. “Atendemos mais de 700 alunos e víamos muitas crianças com alergias e resfriados por causa da poeira. Para nós, adultos, também era difícil. Com esse asfalto novo, a qualidade do ar já melhorou bastante”, ressaltou.
Distrito do Coxipó do Ouro – Ainda na capital, na segunda agenda do dia, o deputado Eduardo Botelho também vistoriou as obras de pavimentação no entorno do Distrito do Coxipó do Ouro.
Na primeira etapa, foram asfaltados 5 km da rodovia MT-030, ligando a Avenida dos Trabalhadores à Ponte de Ferro. A segunda fase, já em andamento, segue até a MT-402, conectando a comunidade Arraial dos Freitas ao distrito.
A obra é resultado da Indicação nº 2288/2025, de autoria do parlamentar, e representa um investimento de mais de R$ 25 milhões. O pacote inclui aproximadamente 16 km de pavimentação em dois trechos das rodovias e a construção de uma ponte de concreto sobre o rio Coxipó.
“Essas obras representam avanços significativos. Vão trazer mais segurança para os motoristas, melhorar o escoamento da produção agrícola e fomentar o turismo regional, valorizando toda a região”, afirmou Botelho.
Morador da comunidade Arraial dos Freitas, o músico e compositor Roberto Lucialdo comemorou a chegada do asfalto. “O que está sendo feito pelo deputado Botelho é uma maravilha. Sonhava com esse asfalto. Para mim, que sou artista, isso é poesia. É lindo ver a valorização da minha terra”, disse, emocionado.
Lucialdo também lembrou o histórico de articulações que resultaram na obra. “Foram muitas reuniões na Sinfra, com o então secretário de Infraestrutura, Marcelo Oliveira. Agora, graças a Deus, o sonho está sendo concretizado”, completou.
Para o presidente da Associação Rural de Cuiabá, Thiago Pedroso, a iniciativa trará impactos positivos para toda a comunidade. “Essa ação vai melhorar a qualidade de vida dos moradores, fomentar o turismo e alavancar a economia local, beneficiando os empreendedores da região”, destacou.
Fonte: ALMT – MT