<
Horário Atual em Cuiabá
123425
qua, 10 de Setembro

Câmara de Cuiabá aprova projeto de Maysa Leão que garante intérprete de Libras no parto

Câmara de Cuiabá aprova projeto de Maysa Leão que garante intérprete de Libras no parto

A Câmara Municipal de Cuiabá realizou, nesta sexta-feira (23), uma solenidade especial para a entrega de 214 moções de aplausos a defensores públicos do Estado de Mato Grosso.

A homenagem, proposta pela vice-presidente da Casa, vereadora Maysa Leão (Republicanos), destacou o trabalho comprometido dos membros da Defensoria Pública, especialmente no atendimento gratuito à população de baixa renda, na mediação de conflitos e na defesa dos direitos essenciais da sociedade.

Durante a cerimônia, foram entregues moções a defensores públicos que se destacaram em diversas áreas, como família, infância e juventude, saúde, criminal e direitos humanos.

“Há 26 anos, o Estado de Mato Grosso tem um local que atende à parcela mais vulnerável da nossa população. Sem a Defensoria Pública, os direitos das pessoas que muitas vezes vivem à margem não seriam garantidos. A Defensoria tem portas abertas para aqueles que não têm vez e não têm voz, e isso está muito alinhado ao trabalho que temos feito dentro da Câmara. O Gabinete 01 tem atuado fortemente nesse sentido. Eu, Maysa Leão, como pessoa, tenho muitos amigos e amigas defensores, cujos trabalhos acompanho de perto. Como vereadora, tenho atuado com eles nas mais diferentes frentes. Aprovamos, por exemplo, o Renda Solidária III, um dispositivo que garantiu dignidade aos catadores de lixo do antigo Aterro Sanitário. Essa medida só foi possível graças ao trabalho conjunto da Defensoria Pública com o Ministério Público e com a Câmara de Vereadores”, destacou Maysa Leão.

A vereadora também reforçou a importância do trabalho dos defensores para a dignidade da sociedade.

“Cada um dos defensores, nominalmente, inclusive aqueles que atuam nas cidades mais longínquas — sabemos que nosso estado tem municípios a mais de mil quilômetros de distância — está sendo homenageado. Aqueles que não puderam estar presentes hoje receberão a moção por correio ou, se necessário, iremos pessoalmente entregar em mãos. Cada um deles será lembrado nesta tarde pelo trabalho prestado à comunidade”, finalizou.

Em 2024, mais de 500 mil atendimentos foram realizados pela Defensoria Pública. Neste ano, antes mesmo da metade do calendário, já são mais de 300 mil. A defensora pública-geral de Mato Grosso, Luziane Castro, agradeceu a homenagem em nome da instituição e reforçou o compromisso da Defensoria com a população.

“Para nós, é uma honra muito grande receber essa homenagem, especialmente vinda da vereadora Maysa Leão, que está muito próxima da população carente e trabalha intensamente nas pautas dos grupos vulneráveis. Receber essa moção de aplausos de uma vereadora que se identifica com essa classe — justamente o público que a Defensoria Pública atende — é motivo de grande alegria. Ficamos felizes por ter essa oportunidade de receber essa honraria na Câmara Municipal de Cuiabá”, disse Luziane.

Ela também destacou os desafios enfrentados pela instituição e a necessidade de novos defensores para atender à crescente demanda.

“Os desafios são inúmeros. Enquanto instituição, crescemos significativamente nos últimos anos, mas ainda precisamos avançar, especialmente no número de membros. Hoje temos 63 cargos vagos. Para atender à população, eu preciso de defensores. Temos negociado com o Governo do Estado e apresentado nossas necessidades para garantir o crescimento orçamentário necessário ao atendimento da demanda”, finalizou.

Defensora da 2ª instância cível e atuando há 26 anos — desde a criação da entidade no estado —, Raquel Ribeiro falou sobre a evolução da Defensoria ao longo das décadas e a importância do trabalho desenvolvido em Mato Grosso.

“Hoje, a população pode fazer valer seus direitos, não só em Cuiabá, mas também nos demais municípios. Quem tem um problema na área cível, criminal ou de conflito agrário pode contar com a Defensoria para esclarecer seus direitos e garantir sua defesa. As pessoas vulneráveis, as pessoas hipossuficientes, têm hoje acesso irrestrito aos seus direitos”, enfatizou.

A solenidade integrou o sétimo Encontro das Defensoras e dos Defensores Públicos de Mato Grosso, marcando uma tarde de reconhecimento e valorização do serviço público voltado à justiça social.


source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima