<
Horário Atual em Cuiabá
123425
qua, 10 de Setembro

Cuiabá sanciona lei para criação do Centro de Amparo aos Idosos

Cuiabá sanciona lei para criação do Centro de Amparo aos Idosos

Servidores da Prefeitura de Cuiabá participaram na tarde desta sexta-feira (27), no auditório do Palácio Alencastro, de uma palestra a respeito do controle de diabetes e das ações necessárias para preservar a saúde com ações de prevenção. Foi oportunizado aos servidores à auferição de pressão arterial por meio de aparelhos digitais.

A palestrante foi a médica Larissa Cristina Moraes Silva, especialista em Medicina de segurança do trabalho.

Ela destacou que o controle da diabetes envolve uma combinação de hábitos saudáveis. “É fundamental manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios regularmente, monitorar os níveis de glicose no sangue e seguir as orientações médicas. Além disso, é importante evitar o consumo de álcool e tabaco, manter um peso saudável e garantir uma boa qualidade de sono”, explicou.

Entenda

O diabetes é uma doença crônica que afeta a maneira como nosso corpo processa a glicose. Isso pode acontecer porque não produzimos insulina suficiente (diabetes tipo 1) ou não conseguimos utilizar a insulina produzida de uma forma eficaz (diabetes tipo 2).

O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, em que o sistema imunológico ataca as células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina.

O diabetes tipo 2 é mais comum e pode ser causada por uma combinação de fatores genéticos e de estilo de vida, como obesidade e falta de atividade física. Ao longo dos anos, o corpo se torna resistente à insulina, o que prejudica o processamento do açúcar no sangue. Por isso seus médicos insistem tanto para que você tenha uma vida saudável, com boa alimentação e prática constante de exercícios físicos. É importante dar ouvidos a eles, do contrário, as coisas podem ficar complicadas para sua saúde.

Um terceiro tipo é o diabetes gestacional, que acontece quando a mulher grávida desenvolve a doença por conta de alterações hormonais. Nesse caso, o corpo não consegue produzir a insulina necessária para atender às demandas do bebê e da mãe.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima