07/05/2025
Secretário de Educação apresenta planejamento estratégico em reunião da Comissão de Educação da Câmara de Cuiabá
Diego Nunes – Assessoria do vereador Daniel Monteiro
O vereador Daniel Monteiro (Republicanos), presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Cuiabá, realizou nesta quarta-feira (7) a reunião ordinária da comissão na Câmara de Cuiabá. O encontro teve como convidado especial o secretário municipal de Educação, Amauri Monge Fernandes, que apresentou um balanço da atual gestão e detalhou os principais eixos do planejamento estratégico da pasta para os próximos meses.
Também participaram da reunião a vice-presidente da Comissão, vereadora Michelly Alencar (União Brasil), e o membro titular, vereador Mário Nadaf (PV).
Para o presidente da Comissão, vereador Daniel Monteiro, a participação do secretário marca um novo momento para a educação municipal. “A minha percepção é que foi muito positiva a participação do secretário Amauri. A gente teve um contraste muito grande entre a participação da ex-secretária e a dele. Antes, não tivemos nenhum posicionamento claro sobre a ausência da semana pedagógica, o atraso no início das aulas ou um planejamento estratégico, seja de curto, médio ou longo prazo. Por isso, a educação de Cuiabá engatinhou nos primeiros meses”, afirmou o presidente da Comissão.
O parlamentar destacou ainda que o novo secretário apresentou 11 pontos estratégicos para reorganizar a rede municipal de ensino. “Tenho certeza de que com esse planejamento vamos conseguir evoluir. Não se faz política pública sem planejamento. Precisamos de um cronograma de ações, um fluxo de atividades e, principalmente, indicadores. Sem isso, é como voar um avião sem bússola. É muito perigoso”, completou o vereador, ressaltando a importância de acelerar os avanços antes da aplicação do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), prevista para o fim do ano.
Durante a reunião, o secretário Amauri Monge Fernandes ressaltou que Cuiabá atualmente ocupa a 12ª posição entre as capitais brasileiras em desempenho educacional, e que há um plano estruturado para reverter esse cenário. “O que precisamos para melhorar é planejamento pedagógico e muita ação, muita colaboração dos nossos profissionais. Temos excelentes professores e gestores na rede. Com o planejamento que montamos, começando na educação infantil e chegando ao quinto ano dos anos iniciais, temos certeza que vamos tirar Cuiabá dessa posição e levá-la a um patamar muito melhor, não só entre as capitais, mas entre todos os municípios do estado”, afirmou.
O secretário também destacou melhorias na alimentação escolar e anunciou uma iniciativa inédita para valorizar os profissionais da área de nutrição das escolas municipais. “O estudante que antes chegava na escola e não estava nem alimentado, hoje tem uma alimentação escolar digna. Vamos lançar também um concurso nos moldes do ‘Masterchef Cuiabano’, voltado aos nossos técnicos de cozinha, como forma de reconhecimento ao trabalho que realizam com tanto carinho. Valorizar todos os profissionais da educação é uma das nossas prioridades”, completou Amauri.
A Comissão também votou dois projetos de lei
A Comissão de Educação votou o parecer pela aprovação do projeto de lei do vereador Dídimo Vovô (PSB), que dispõe sobre o fornecimento de merenda escolar aos professores e demais profissionais da rede municipal. Da mesma forma, votou também pelo parecer de aprovação do projeto de lei do vereador Rafael Ranalli (PL), que institui o programa de atendimento especializado às crianças e adolescentes com deficiência nas escolas municipais de Cuiabá.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT