<
Horário Atual em Cuiabá
123425
qua, 10 de Setembro

Sessão Solene homenageia os 50 anos da Loja Maçônica Duque de Caxias

Sessão Solene homenageia os 50 anos da Loja Maçônica Duque de Caxias

Há noites em que a história não apenas é lembrada, ela é sentida. Assim foi a Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal de Cuiabá nessa quarta-feira (19), marcada por emoção, reconhecimento e pela memória viva de homens que dedicaram suas vidas à construção de valores fraternos. 

Presidida pela vereadora Katiuscia Manteli (PSB), primeira-secretária da Casa, a cerimônia celebrou os 50 anos da Loja Maçônica Duque de Caxias nº 5. A homenagem se estendeu aos irmãos que ajudaram a escrever essa trajetória, incluindo os que partiram, mas deixaram legado profundo entre familiares e companheiros de jornada.

Ao abrir a sessão, a vereadora destacou a honra de conduzir uma homenagem tão simbólica. “É com profunda honra que presido nesta noite esta Sessão Solene em homenagem aos 50 anos da Loja Maçônica Duque de Caxias. Celebrar meio século de existência é reconhecer uma trajetória marcada por valores, princípios e contribuições silenciosas, porém impactantes, que muitas vezes passam despercebidas aos olhos do grande público, mas que têm profunda importância para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária”, declarou a vereadora.

O Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso, Pedro Calazans, reforçou a importância histórica da Duque de Caxias nº 5. 

“A Loja Duque de Caxias contribuiu de maneira significativa para a estruturação da Grande Loja do Estado de Mato Grosso desde 1978. Hoje, temos 108 lojas fundadas, mais de 3 mil maçons e reconhecimento internacional por mais de 220 potências regulares do planeta. Tudo isso começou com as 11 lojas fundadoras, entre elas a Duque de Caxias nº 5, que ajudou a construir essa história”, ressaltou. 

O Venerável Mestre da Loja Duque de Caxias, Fernando Fajoni, relembrou desafios, gratidão e a força da tradição.

“Se estou aqui, devo isso aos irmãos da cabeça branca, que construíram essa história. Hoje, nossa loja conta com muitos irmãos jovens, preparados e com energia para construir os próximos 50 ou 100 anos da nossa história”, disse.

Ele também destacou o papel fundamental das famílias. “De nada vale nossos estudos se não colocarmos em prática na sociedade e no nosso berço familiar. Ter a família maçônica presente, com cunhadas e sobrinhos, fortalece os laços que sustentam nossa jornada”, completou.

Entre os momentos mais emocionantes da noite, o maçom Everson de Oliveira Manus, integrante da loja, relembrou irmãos que marcaram sua trajetória pessoal e a história da instituição.

“A Loja me ensinou muito daquilo que eu sou. É uma escola de aperfeiçoamento humano que transforma vidas e contribui para a sociedade cuiabana e mato-grossense. Manifesto minha alegria e gratidão aos irmãos que me acolheram e aos que já partiram, mas deixaram ensinamentos que carrego comigo”, afirmou o maçom. 

A noite também contou com o depoimento comovente de Neuza Maria, representando seu esposo, Ersio Antônio, homenageado In Memoriam.

“Meu marido foi um grande amante desta loja. Foi fundador, batalhador e dedicou sua vida a ela. Ele dizia que a Loja era a casa onde nasceu, cresceu e onde deveria partir. Agradeço profundamente por esta homenagem, que chega às vésperas de completar nove anos de sua partida”, afirmou com a voz embargada. 

Representando as cunhadas, Elyse Fajoni ressaltou o papel das famílias na construção da história da Loja.

“É uma alegria celebrar os 50 anos da Duque de Caxias nº 5. Falo em nome das esposas que caminham ao lado desses homens dedicados a valores éticos e fraternos. Mesmo não participando dos rituais, fazemos parte do sentido deles. Nosso agradecimento pelo acolhimento”, destacou.

Moções de Aplausos e reconhecimento

Durante a solenidade, a Câmara Municipal entregou Moções de Aplausos a membros da Loja e às famílias dos homenageados. As lembranças ressaltam que, ao longo de cinco décadas, cada maçom contribuiu, com trabalho, fé e fraternidade, para fortalecer a construção coletiva de uma sociedade mais justa e solidária.

Fechando a solenidade, a vereadora Katiuscia agradeceu os familiares presentes e destacou o significado da participação das cunhadas na vida maçônica.

“A saudade não tem tempo. Cada esposa, cada familiar aqui presentes traz consigo a memória de homens que fizeram parte da história dessa Loja. Aprendi que a maçonaria é uma família, e somos acolhidas como tal”, ponderou a vereadora. 

Ela também reconheceu a dedicação dos servidores da Câmara que atuaram para realização da sessão, agradeceu ao esposo Thiago Toledo pelo apoio e reforçou a importância do momento. 

“Hoje celebramos 50 anos iluminados pelo trabalho de cada obreiro que passou por essa coluna de luz. Que os próximos 50 anos sejam ainda mais fecundos em ações, união e serviço à nossa querida Cuiabá. Sintam-se abraçados e homenageados pela Câmara Municipal”, finalizou Katiuscia.


source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima